Introdução

O Conselho Federal de Psicologia, em parceria com a Comissão Nacional de Credenciamento e Fiscalização de Serviços de Psicologia pela Internet disponibiliza o serviço de Credenciamento de Sites para Serviços de Psicologia mediados pelo computador.

Todos os usuários do Atendimento Psicológico Remoto, terão a oportunidade de verificar se o site está cadastrado, clicando no atalho para o carregamento do sistema de cadastro, onde estão exibidos serviços e pesquisas em situação regular. O sistema de consulta também é uma forma de garantir que o site prestador de serviços e/ou pesquisas tem um profissional psicólogo regularmente inscrito no seu respectivo CRP.

O cadastramento é exclusivo para sites que oferecem serviços psicológicos mediados pelo computador. Não existe necessidade de cadastramento para sites que apenas oferecem anúncio de atendimentos tradicionais ou anuncio de cursos e textos da área.

Lembre-se que toda a publicidade profissional deve conter o número do CRP do Psicólogo, conforme determinação do Código de Ética da categoria.


Conselho Federal de Psicologia

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) regulamenta os serviços de psicologia mediados pelo computador através da Resolução CFP Nº 011/2018. Em síntese, a Resolução regulamenta os atendimentos psicológicos mediado pelo computador que podem ser realizados pela Internet (ou outra forma de mediação computacional).

Os protocolos recebidos, se aprovados após análise pela Comissão e pelos respectivos Conselhos Regionais, receberão uma autorização emitida pelo Conselho Federal de Psicologia. O usuário de serviços de psicologia online pode verificar se o site está cadastrado e obter informações na página do CFP onde estão listados os serviços em situação regular, isto é, devidamente verificados e cadastrados.

Qualquer queixa referente aos serviços cadastrados, sobre serviços não cadastrados, bem como sobre exercício ilegal da profissão (realizados por indivíduos ou empresas sem registro profissional) deverá ser feita diretamente nos Conselhos Regionais respectivos (https://cadastrosite.cfp.org.br/cadastro/). Dúvidas e contato sobre outros assuntos poderão ser feitos através desse formulário.


Mediação pelo computador

O que é virtual?

Com o desenvolvimento das comunicações computadorizadas em rede se popularizaram os termos “virtual” e “virtualidade”. Popularmente, chama-se “virtual” tudo aquilo que diz respeito às comunicações via Internet. Em muitos casos de expressões como “amigo virtual” ou “universidade virtual” o adjetivo “remoto” ou “à distância” se encaixaria com mais propriedade.

Pode-se ter uma ideia melhor sobre o termo “virtual” e suas implicações lançando mão da Semiótica Peirceana, que estuda o relacionamento dos fenômenos do universo.

Tudo é virtual?

Um dos mais conhecidos autores a tratar do tema é o francês Pierre Lévy. Em seu livro “O que é o virtual?”, ele define: “o virtual não se opõe ao real, mas sim ao atual. Contrariamente ao possível, estático e já constituído, o virtual é como o complexo problemático, o nó de tendências ou de forças que acompanha uma situação, um acontecimento, um objeto ou uma entidade qualquer, e que chama um processo de resolução: a atualização.” (LÉVY, 1996, p.16)

Lévy compara o virtual a um problema muito complexo ou a um acontecimento que precisa de uma solução… A virtualização não é uma desrealização (a transformação de uma realidade num conjunto de possíveis), mas uma mutação de identidade, um deslocamento do centro de gravidade ontológico do objeto considerado: em vez de se definir principalmente por sua atualidade (uma “solução”), a entidade passa a encontrar sua consistência essencial num campo problemático. Verifica-se, portanto, que ocorre um círculo: a atualização soluciona um problema e a virtualização de uma solução gera um outro problema.

Ele afirma que “a palavra virtual vem do latim medieval virtualis, derivado, por sua vez, de virtus, força, potência. O virtual tende a atualizar-se, sem ter passado, no entanto, à concretização efetiva ou formal”, ou seja, é algo que não existe na forma física.

Pode-se afirmar que o virtual é uma realidade que veio facilitar a vida do ser humano, pois através do virtual, que se encontra num suporte material (o computador), é possível obter várias informações (interagir) com outras pessoas.

Para Lévy, o virtual é mediado ou potencializado pela tecnologia; produto da externalização de construções mentais em espaços de interação cibernéticos.


Psicologia Online

O objetivo do atendimento remoto é oferecer serviços psicológicos a quem não tem disponibilidade ou não queira ir a um consultório. São atendimentos breves e objetivos centrados numa queixa específica do cliente, onde a comunicação é realizada por mensagens em chats e/ou emails e/ou outras ferramentas similares.

De maneira diversa, a psicoterapia refere-se à uma forma de tratamento onde o paciente, em uma situação de “setting” terapêutico, tem a possibilidade de obter um espaço emocional privilegiado de reflexão e aquisição de instrumentos e conhecimentos, que visam ajudar na orientação e condução da sua vida (função que se torna fundamental em situações de desestruturação e crise). Quando uma pessoa se sente inapta para lidar com as dificuldades em sua vida, o tratamento psicológico é a forma que algumas pessoas encontram para compartilhar seu processo de vida e onde são trabalhadas as possibilidades de transformações mais profundas. Geralmente, é uma situação em que o processo não tem um prazo definido para seu término e depende de um comum acordo entre o profissional e o cliente.

O atendimento remoto do site Psicólogo Jose Romeiro Filho oferece o quê?

Mediado pelo computador, o atendimento psicológico remoto do site é oferecido para pessoas com dificuldades emocionais e pessoais relacionadas a diversas situações, supervisão do trabalho de outros psicólogos e outros serviços psicológicos pontuais, informativos e focados em tema, devendo ser realizados via Chat, Fóruns de Discussão e emails com Certificado de Segurança SSL.

Como é garantida a privacidade?

No sentido de preservar o sigilo e a privacidade das mensagens recebidas e enviadas, busca-se obter todos os cuidados necessários que norteiam a ética profissional. Alertamos que comunicações feitas via Internet não podem ser consideradas completamente seguras, mas visamos manter, dentro das possibilidades tecnológicas atuais, o melhor controle e cuidado com as comunicações com os nossos clientes (os softwares utilizados na prática dos atendimentos psicológicos remotos realizados pelo sítio do Psicólogo Jose Romeiro Filho são exclusivos para esse fim e possuem um alto grau de segurança).

O que é oferecido pelo psicólogo?

  • Atendimento psicológico remoto que permite apoiar pessoas com dificuldades emocionais, com preços acessíveis, fundamentado em técnicas psicológicas, a fim de se alcançar o melhor estado de bem estar possível. Ele procura dar apoio em situações de depressão, estresse, ansiedade, raiva, conflitos, perdas, crises pessoais e de relacionamento, problemas conjugais e familiares, dificuldades sexuais, medo, fobias, distúrbios alimentares e outros.
  • Supervisão de psicólogos (recém formados ou não) visando auxiliar no desenvolvimento desses profissionais, através de discussões dos casos atendidos, indicação de bibliografia de referência, discussões teóricas sobre a obra de autores com reconhecimento na área, etc.

Quais são as credenciais e habilitações do Psicólogo Jose Romeiro Filho – CRP05/7844?

O psicólogo é formado há mais de 35 anos pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou em atendimento direto para crianças, adolescentes, adultos e famílias nas áreas da saúde e da assistência social, em várias instituições públicas e privadas, por mais de 23 anos. Possui título de Especialista em Psicologia Clínica emitido pelo Conselho Federal de Psicologia, fazendo uso do Psicodinamismo como abordagem de compreensão e intervenção psicoterapêutica, além de estar presente na Internet para divulgação da Psicologia como Ciência e Profissão desde 1998.

Quais as vantagens do atendimento remoto?

  • O aproveitamento do tempo: em razão da disposição da pessoa em não comparecer a um consultório para uma consulta presencial e ainda assim obter um atendimento em um momento de conflito atual ou de supervisão aos seus afazeres profissionais
  • Pelo fato do atendimento ser remoto e a pessoa estar em um ambiente familiarizado. Assim, é esperado que ocorra uma facilitação para a diminuição de algumas inibições. Pessoas com dificuldades de expressão, ou aquelas que preferem algum anonimato, buscam um atendimento virtual para assim receber apoio em sua dificuldade

Quais as “desvantagens” do atendimento remoto?

  • O atendimento remoto não é uma psicoterapia em seu sentido restrito. Muito embora o vínculo entre psicólogo e paciente também exista nessa modalidade, na consulta psicoterapêutica presencial cria-se uma melhor possibilidade dessa vinculação ocorrer e as questões podem ser tratadas com um maior aprofundamento e amplitude.
    Obs.: havendo necessidade e interesse por uma abordagem psicológica presencial de psicoterapia, a pessoa poderá buscar atendimento clínico com um profissional da área.

Quem poderá utilizar este serviço?

  • O serviço de atendimento psicológico remoto está a disposição de adolescentes, adultos e pessoas da terceira idade (somente serão atendidos menores de 18 anos com autorização expressa dos seus pais ou responsáveis);
  • Todos os brasileiros, sejam eles residentes ou não no território nacional, ou para pessoas que possuam um bom nível de compreensão e expressão através da língua portuguesa escrita.

Legislação

O atendimento remoto é regulamentado?

O serviço de psicologia online é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), através da Resolução CFP Nº 011/2018 de 11 de maio de 2018. A Resolução regulamenta o atendimento psicológico mediado pelo computador que pode ser realizado pela Internet (ou outra forma de mediação computacional).

Quais serviços são autorizados?

  • As consultas e/ou atendimentos psicológicos de diferentes tipos de maneira síncrona ou assíncrona;
  • Os processos de Seleção de Pessoal;
  • Utilização de instrumentos psicológicos devidamente regulamentados por resolução pertinente,sendo que os testes psicológicos devem ter parecer favorável do Sistema de Avaliação de Instrumentos Psicológicos (SATEPSI), com padronização e normatização específica para tal finalidade;
  • A supervisão técnica dos serviços prestados por psicólogas e psicólogos nos mais diversos contextos de atuação.
    • Entende-se por consulta e/ou atendimentos psicológicos o conjunto sistemático de procedimentos,por meio da utilização de métodos e técnicas psicológicas do qual se presta um serviço nas diferentes áreas de atuação da Psicologia com vistas à avaliação, orientação e/ou intervenção em processos individuais e grupais.
    • Em quaisquer modalidades desses serviços, a psicóloga e o psicólogo estarão obrigada(os) a especificarem quais são os recursos tecnológicos utilizados para garantir o sigilo das informações e esclarecer o cliente sobre isso.

Caso você queira fazer uma denúncia sobre qualquer site que ofereça serviço de psicologia online sem ser regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia e/ou por profissional que não esteja inscrito na rede dos Conselhos Regionais de Psicologia, envie uma mensagem para http://site.cfp.org.br/contato/entre-em-contato/ informando o endereço do site e os dados do profissional.

Para conferir os sites avaliados e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, visite o site oficial do CFP.

Atendimento Remoto – Honorários, agendamento e pagamento

Conheça o passo a passo:

1o. passo – Cadastro: antes de realizar o pagamento pelo serviço, preencha o Formulário para Inscrição no Atendimento Psicológico Remoto e leia com atenção os Termos de Uso

2o. passo – Agendamento: você receberá o retorno em até 02 dias úteis para agendar a primeira sessão e autorizar o pagamento

3o. passo – Efetue o pagamento: deverá ocorrer 48 horas antes do horário agendado para o primeiro atendimento. O pagamento poderá ser realizado:

  • nestas páginas pelo PagSeguro ou PayPal (com opção de pagamento por cartões de crédito em até 18X ou boleto bancário) ou
  • efetuar Depósito ou Transferência Bancária. Para isso, solicite os dados pelo email psicologo@romeiro.info. Em seguida envie para esse mesmo email o comprovante de pagamento ou, se preferir
  • Através do sistema de contratação do site.

    4o. passoHonorários do psicólogo: Atendimento Psicológico Remoto para o público em geral: R$ 230,00 por sessão com duração de 50 minutos. Para acessar a Tabela de Referência Nacional de Honorários dos Psicólogos clique aqui.

    Primeira sessão: entraremos em contato confirmando o pagamento e orientações sobre o agendamento da primeira sessão via aplicativo próprio do site. Caso tenha escolhido a opção por email, receberá retorno do psicólogo correspondendo o primeiro contato, em resposta ao preenchimento do formulário preenchido.

     

    IMPORTANTE

    Falta: a ausência no atendimento virtual agendado será considerado como efetivado e, portanto, a cobrança será efetuada. Caso seja preciso remarcar ou cancelar o atendimento, avise pelo email psicologo@romeiro.info com prazo de 24 horas de antecedência.

    Atraso: o Psicólogo estará a sua disposição durante todo horário reservado. Mesmo que chegue atrasado aproveite os minutos restantes.

    Dúvidas: qualquer dúvida você pode entrar em contato pelo WhatsApp no telefone +55 21 98361-4200 ou pelo email psicologo@romeiro.info.


    Publicidade